sábado, 28 de maio de 2011

Enchentes em cidades


As cidades tem enfrentado sérios problemas com as enchentes.
Antigamente a água completava plenamente seu ciclo hidrológico, que é a contínua circulação da água em nosso planeta, o chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos. Se cai nos oceanos, mistura-se às águas salgadas e volta a evaporar, chove e cai na terra.
E hoje nas cidades como a água pode completar seu ciclo? As áreas impermeabilizadas, simplesmente tomaram conta da cidade, ruas pavimentadas, calçadas, construções, etc…
Se a água não infiltra aumenta seu volume, causando grandes destruições.
Não infiltrando, não há recarga dos lençóis subterrâneos, se não há esta recarga os rios e córregos não serão reabastecidos na época da estiagem, causando assim, ríos intermitentes, ou seja, com agua corrente apenas na época das águas.
Para diminuir ou minimizar estes impactos é que todo empreendimento precisa licenciar-se antes de sua construção. As leis estabelecem percentuais de áreas permeáveis em uma obra, não sendo esta a única solução mas uma medida mitigadora de impactos.
Assim obras de potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente para sua instalação e construção necessitam de licença ambiental do órgão competente.

Acorda BRASIL!!!!


O mundo tem evoluído muito em relação a responsabilidade ambiental, primeiro por ser claro que se não mudarmos nossas atitudes o mundo, o planeta sofrerá as consequências e nos dará a resposta, em segundo pela pressão das Leis que a todo momento, pela necessidade de estabeler procedimentos, é promulgada.
Temos visto todos os dias exemplos de respostas ambientais as atitudes negativas feitas pelo homem em relação ao meio ambiente.
Um grande exemplo da resposta ambiental é o que está acontecendo nos E.U.A., quem acompanha o noticiário mundial tem visto que aquele país tem sofrido com os tornados, ciclones, ventos fortes, com destruição de cidades. Seria isto normal? Será que o desmatamento não estaria ajudando?
É claro que fenômenos naturais acontecem, e aquela região tem tendência para estes fenômenos, mas nunca houve tantos eventos, com tanta proximidade e com tanta intensidade como tem acorrido. Podemos com isto relacionar, leigamente falando, que o fato de haver naquele país áreas imensas desmatadas, tem trazido ventos com maior velocidade e intensidade. O desmatamento deixa as áreas mais expostas a ventos, uma vez que as árvores tem o poder de diminuir e controlar a velocidade dos ventos. É natural o plantio de árvores como barreiras de ventos.
É visível que o homem vem alterando o meio ambiente e é visível que O MEIO AMBIENTE vem dando as respostas e cada vez com maiores prejuízos ambientais, sociais, econômicas e culturais.
E o que pior em tudo isso????
O NOSSO NOVO CÓDIGO FLORESTAL, que está em fase de aprovação, ele está anistiando os degradadores, está atendendo a interesses de uma minoria.
Para resolver o problema dos estados que já destruíram suas áreas de preservação permanente e reservas legais. MT terá grande perda em sua Flora e consequentemente em sua fauna.
O povo é sempre prejudicado pelos interesses dos maiores.
Acorda BRASIL!!!!!!