Precisamos internalizarmos o hábito de separar nossos resíduos sólidos recicláveis. Primeiramente em secos e úmidos depois por tipo de materiais. A coleta seletiva ajuda em muito na fase posterior que é a de reciclagem, uma vez que ao separarmos todos os materiais recicláveis evitamos que os mesmos se sujem, diminuindo assim seu impacto no processamento, eliminando ou diminuindo uma das etapas, que é lavagem do material, evitando assim a geração de resíduos líquidos contaminados.
Apesar da maioria das cidades do País não contarem com este tipo de serviço em suas residências que é a coleta seletiva, a Política Nacional de Resíduos já estabeceu datas para que os Município se adéqüem ou seja se inicie este tipo de atividade.
A reciclagem é uma etapa muito importante principalmente porque ao reciclarmos evitamos a retirada destas matérias primas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de
reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
Para um melhor entendimento segue algumas definições:
O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.
RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR. Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem.
Hoje vemos que a maior forma de colaborar e praticar a não geração e os 3R´s, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
A coleta seletiva e a reciclagem é muito positiva pois, Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
• Diminui a exploração de recursos naturais
• Reduz o consumo de energia
• Diminui a poluição do solo, da água e do ar
• Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
• Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
• Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias
• Diminui o desperdício
• Diminui os gastos com a limpeza urbana
• Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias
• Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Agora ciente de todo estes benefícios precisamos fazer nossa parte, separando e acondicionando seletivamente nossos resíduos e cobrar de nossa prefeitura a sua parte, que é a implantação da coleta seletiva tão necessária ao nosso município.