segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lixão ou Aterro


Implantação de Aterro Sanitárionão é uma questão de ambientalista ecochato é uma questão de Saúde pública..... Em minhas andanças tenho percebido que as pessoas não sabem exatamente a diferença entre aterro sanitário e lixão, e isto tem me deixado ainda mais preocupada. Participei de uma audiência pública e sei que a maioria das pessoas não entendiam o que era esta obra tão importante para a saúde pública e para o meio ambiente.
O que temos que perceber é que lixão é a forma mais errada de depositar lixo, temos nestes locais urubus, chorume – liquido preto e fétido gerado pela decomposição do lixo, odor desagradável, catadores, poluição do solo, das águas superficiais e subterráneas. O Aterro é a forma correta de dispor os residuos, após a retirada dos materiais recicláveis presentes no lixo, o restante é disposto no aterro, local este com manta impermeabilizadora, com captadores de chorume e captadores de gases.
Um aterro sanitário bem operado não gera os problemas ambientais que estamos acontumados a ver nos lixões, o problema é que ainda não vemos este tipo de empreendimento com frequência, pois a população ainda não cobra de seus políticos a obrigação de dar a destinação adequada a seus residuos e deixamos que nossos residuos sejam depositados em terrenos baldios, causando à população, muitas vezes danos irreparáveis.
Precisamos saber mais profundamente as questões ambientais para evitarmos as frases feitas de ecochatos e outros.