segunda-feira, 16 de abril de 2012

Responsabilidade pós-consumo compartilhada




Foto: meramente Ilustrativa
Com doações de equipamentos a patrocínios de cursos, a Nestlé investe na eficiência e profissionalização de cooperativas em sete estados.



Dos 443 municípios brasileiros que possuem sistemas de coleta seletiva, mais da metade (62%) conta com cooperativas de catadores como agentes executores dos programas. Esses dados, da pesquisa Ciclosoft 2010 feita pelo Cempre, indicam claramente a importância das organizações de catadores para a efetivação da reciclagem no país.



Mas são ainda muitas as carências das cooperativas para que possam consolidar seu trabalho de forma organizada, eficiente e segura. Para ajudar a mudar esse cenário, empresas como a Nestlé vêm fazendo do apoio ao cooperativismo um aspecto relevante de seus programas socioambientais, promovendo na prática a responsabilidade pós-consumo compartilhada. "As cooperativas são fundamentais para a gestão dos resíduos pós-consumo e respondem pelos altos índices de reciclagem de diversos tipos de materiais. Elas representam também a oportunidade de reintegração socioeconômica de uma parcela significativa da população", explica Ailton Storolli, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Nestlé.



A Nestlé, como sociofundadora, patrocina o Cempre desde sua formação, em 1992. Ao financiamento institucional das atividades da associação, somou-se o auxílio direto às cooperativas por meio do projeto "Cooperar Reciclando - Reciclar Cooperando", em 2006, com a doação de equipamentos para a Riocoop, no Rio de Janeiro. Hoje são 21 entidades apoiadas em sete estados - Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.



Mais de 500 cooperados



Juntas, essas cooperativas promoveram a reciclagem de mais de 18 mil toneladas de resíduos desde 2005 e reúnem mais de 500 catadores. O suporte da Nestlé se materializa em diversas frentes, conforme as necessidades identificadas em cada local, com doações de equipamentos (com destaque para prensas, balanças, esteiras e empilhadeiras), uniformes, equipamentos de proteção individual e cursos de capacitação ministrados pela equipe do Cempre, com ênfase na eficiência da gestão e na documentação necessária para regularizar seu funcionamento e obter, se necessário, financiamento para a expansão das operações.



"Na Nestlé, a preocupação com a correta destinação dos resíduos é antiga e, por isso, o trabalho com o Cempre visa o longo prazo. É com esse intuito que novas cooperativas são adicionadas ao portfólio de investimento social da Nestlé todos os anos", comenta Storolli. "Acreditamos que o cooperativismo é um modelo que deve ser apoiado, aprimorado e multiplicado em todo o país. Por meio do projeto 'Cooperar Reciclando - Reciclar Cooperando' do Cempre, pretendemos expandir esse patrocínio a fim de capacitar e aparelhar as cooperativas para torná-las capazes de exercer cada vez mais seu papel de protagonistas da coleta seletiva, em total sintonia com os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos."



Esse projeto está alinhado à plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé, denominada Criação de Valor Compartilhado. O conceito fundamenta-se na premissa de que, para o sucesso dos negócios a longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para a sociedade em que a empresa está inserida.



Para saber mais: www.nestle.com.br


Fonte:http://www.cempre.org.br/ci_2012-0102_capa.php
http://www.cempre.org.br/ci_2012-0102_capa.php