quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ATERRO DE CUIABÁ

                      CANCELADA AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE AO EIA RIMA DO ATERRO DE CUIABÁ CONFORME DIÁRIO OFICIAL DIA 17/02/2012

  DIÁRIO OFICIAL           Nº 25747 Página 56 - 57

PORTARIA Nº 90, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2012.


O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso das atribuições legais que lhe confere o Art. 71, inciso IV, da Constituição Estadual c/c a Lei Complementar nº. 214, de 23 de junho de 2005, que cria a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/MT); e Considerando o edital publicado em 23 de janeiro de 2012, que designou a data de 06 de março de 2012, para a realização da Audiência Pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA do Aterro Sanitário do município de Cuiabá; Considerando o Parecer Técnico de Análise de EIA/RIMA nº. 59706/CAIA/SUIMIS/2012, que concluiu que as campanhas de geotécnica e hidrogeologia realizada no estudo apresentado não atenderam o escopo do termo de referência, além de não ter contemplado o ciclo hidrológico completo, tendo sido indeferido pelo órgão ambiental.

R E S O L V E:

Art. 1º Suspender a Audiência Pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental - RIMAdo Aterro sanitário do Município de Cuiabá designada para o dia 06 de março de 2012, conforme Edital Publicado em 23/01/2012, Matéria n. 457994, DO n. 25728.


Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Cuiabá, 17 de fevereiro de 2012.

REGISTRADA,

PUBLICADA,

CUMPRA-SE.

Vicente Falcão de Arruda Filho

Secretário de Estado do Meio Ambiente

Segregação e Coleta Seletiva

Precisamos internalizarmos o hábito de separar nossos resíduos sólidos recicláveis. Primeiramente em secos e úmidos depois por tipo de materiais. A coleta seletiva ajuda em muito na fase posterior que é a de reciclagem, uma vez que ao separarmos todos os materiais recicláveis evitamos que os mesmos se sujem, diminuindo assim seu impacto no processamento, eliminando ou diminuindo uma das etapas, que é lavagem do material, evitando assim a geração de resíduos líquidos contaminados.


Apesar da maioria das cidades do País não contarem com este tipo de serviço em suas residências que é a coleta seletiva, a Política Nacional de Resíduos já estabeceu datas para que os Município se adéqüem ou seja se inicie este tipo de atividade.

A reciclagem é uma etapa muito importante principalmente porque ao reciclarmos evitamos a retirada destas matérias primas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de

reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.

Para um melhor entendimento segue algumas definições:

O QUE É COLETA SELETIVA? É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.



O QUE É A RECICLAGEM? É o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.



RECICLAR É DIFERENTE DE SEPARAR. Reciclar consiste em transformar materiais já usados em outros novos, por meio de processo industrial ou artesanal. Separar é deixar fora do lixo tudo que pode ser reaproveitado ou reciclado. A separação ou triagem do lixo pode ser feita em casa, na escola ou na empresa. É importante lembrar que a separação dos materiais de nada adianta se eles não forem coletados separadamente e encaminhados para a reciclagem.

Hoje vemos que a maior forma de colaborar e praticar a não geração e os 3R´s, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

A coleta seletiva e a reciclagem é muito positiva pois, Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:

• Diminui a exploração de recursos naturais

• Reduz o consumo de energia

• Diminui a poluição do solo, da água e do ar

• Prolonga a vida útil dos aterros sanitários

• Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo

• Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias

• Diminui o desperdício

• Diminui os gastos com a limpeza urbana

• Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias

• Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.



Agora ciente de todo estes benefícios precisamos fazer nossa parte, separando e acondicionando seletivamente nossos resíduos e cobrar de nossa prefeitura a sua parte, que é a implantação da coleta seletiva tão necessária ao nosso município.