sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ATERRO SANITÁRIO DE CUIABÁ - MAIS UM SONHO ADIADO


Mais uma vez o sonho de termos um aterro sanitário bem operado em Cuiabá foi por água abaixo.

O atual aterro sanitário de Cuiabá, está com seus dias contados, ou seja sua capacidade suporte para receber resíduos sólidos está se exaurindo, com isso sabe-se a anos da necessidade de implantação de novo aterro na nossa capital.


O aterro de Cuiabá recebe hoje mais de 500 ton. de resíduos por dia, esta quantidade de resíduo que hoje é enterrada poderia ser 60% menos se houvesse políticas públicas adequadas a realidade da Política Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/10, onde estabelece que deverá ser enviado para aterro somente o rejeitos dos resíduos, ou seja somente os resíduos que não servem para reciclagem ou compostagem que devem ser enviados para o mesmo.

A política prevê que até 2014 todos os municípios através de consórcios ou não deverão ter seus resíduos enviados para aterros sanitários, ou seja a política prevê a erradicação dos lixões.

Isto é um sonho, uma vez que nossa realidade hoje demonstra grande falta de comprometimento público com estas questões. É um panorama possível porém o caminho é a ser percorrido é árduo.

Para tentar solucionar o problema de área para destinação adequada dos resíduos sólidos gerados no Município, a Prefeitura Municipal de Cuiabá protocolou no início de 2012 o EIA / RIMA referente ao novo aterro sanitário para Cuiabá, porém o mesmo foi indeferido em razão do não atendimento do Termo de Referência emitido pela SEMA no qual deveria ser totalmente seguido.

O problema de resíduos é grave e encontrar uma área para instalação de um novo aterro é uma questão complexa, porém a SEMA não poderá nunca aceitar qualquer alternativa, uma vez que aterro sanitário é um empreendimento potencialmente poluidor e quando instalado em áreas erradas, e mal gerenciado poderá no futuro criar problemas de saúde para a população, meio ambinete e animais. Queremos encontrar uma solução clara e viável para nosso município, porém não poderemos nunca esquecer que a população e o meio ambiente estão em jogo e precisa ser defendido.

Para a instalação de um novo aterro é necessário uma nova dinâmica e uma nova postura do poder público e da sociedade, no sentido de reaprendermos a tratar nossos resíduos. A triagem, separação e destinação adequada dos resíduos é extremamente importante. É inadmissível nos dias de hoje, a prefeitura, ainda enterrar tantos resíduos recicláveis, deixando de gerar divisas, e tirando matérias primas como petróleo, aço, alumínio e outros, do meio ambiente e além de tudo deixar de gerar empregos para a população que vive deste tipo de materiais.

Vamos lá precisamos de novos rumos Mato Grosso....

2 comentários:

  1. É lastimável a situação do lixão da capital do estado, que não pode ser chamado de aterro pelas suas ineficiências técnicas e ambientais. A prefeitura cuiabana tem de seguir exemplos das gestões de resíduos das cidades de Barra do Garças e Colider, as cidades citadas tem um excelente plano de gestão de resíduos, assim pelo qual trabalham com ATERRO SANITÁRIO.
    Sabemos o quão é difícil nos dias de hoje, educarmos nossa sociedade para uma educação ambiental. Mas, com planejamento e capacitação dos profissionais na área da educação, eles gestores desta capital, podem sim, implantar gestões de coleta seletiva e reciclagem dos nossos resíduos. Nós habitantes, que pagamos nossos impostos altíssimos todos os anos, esperamos que esta novela tenha um final, bom pra nós e ao meio ambiente.

    Parabéns pela edição, suas palavras são de alta coerência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Douglas,
      Obrigada pelas sabias palavra e por participar de nosso Blog. COntinue nos acompanhando.
      Hélen

      Excluir

Oi!!! Adoraria saber sua opinião...