quarta-feira, 25 de abril de 2012

VLT em Cuiabá e Várzea Grande, será?

Estão falando a boca pequena, que o VLT é o legado que a copa vai nos deixar, será? Ou o legado será uma dívida enorme, onde a população terminará pagando através do aumentos de impostos?

O VLT é um luxo e sei muito bem disto, já que andei em Barcelona neste moderno meio de transporte. Achei o máximo, aquele passeio. Anda lentamente, como é caro, poucas pessoas o estavam utilizando, não havendo aquela empurra, empurra tradicional dos ônibus comuns. O máximo da burguesia moderna.

Mas pensando bem friamente, será que está na hora de instalarmos sistema de transporte público que vai tão oneroso para nosso estado? Será que não há soluções até mais eficiente que esta, com um montante a ser gasto bem inferior.

Vivendo em Cuiabá e vendo os absurdos que acontecem a cada, é que estive pensando sobre este tema tão polêmico.

Temos visto diariamente o caos que assola a saúde de nosso estado, onde o pronto socorro não consegue fazer o atendimento ao nível que se espera, onde o hospital metropolitano não consegue atender a contento todos os casos que chegam, deixando muitas pessoas até meses a espera de uma operação, onde o estado se encontra com epidemia de dengue, e tem deixado a metade da população em risco de vida, onde até mesmos os hospitais privados começaram a deixar pacientes na mão, isto porque o estado e município simplesmente não conseguem aplicar verba necessária para resolver estas questões.

É visível o caos da educação, onde temos escolas sem estrutura, com professores mal remunerados, adolescente saindo das escolas semi-analfabetos.

Vemos que as cidades precisam de infra-estrutura básica como tratamento de esgoto, de água, e de resíduos, ações estas que nossos gestores não se atentam que é uma prioridade para a saúde pública, sem falar para o meio ambiente.

Precisamos de asfaltamento em vários bairros, é fácil maquiar o centro da cidade onde os magnatas passam e deixarmos nossos bairros com pessoas mais carentes a mercê da sorte.

Isto sem falar do estado como um todo, que necessita de todo tipo de infra-estrutura para um melhor viver.

O VLT como vi em Barcelona não é aconselhável uma vez que em seu trajeto circula somente o trem sobre trilhos, não havendo possibilidade de dividir esta via, pelo menos com ambulâncias, carros de bombeiros, taxi com lotação, ou seja usá-la como uma via expressa, desafogando o trânsito em certos momentos. Via esta onerosa para uma única utilidade.

Em São Paulo, Curitiba e outros estados temos sim soluções já implantadas, com dinheiro bem mais reduzido e com uma eficiência muito maior.

Soluções existem, basta que se tenha uma visão. Será mesmo que é hora de um gasto tão grande para nosso estado. Sim o endividamento é estadual. Será esta a hora? Fica ai a dúvida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi!!! Adoraria saber sua opinião...