sábado, 19 de outubro de 2013

Resenha do Filme Lixo Extraordinário


http://www.youtube.com/watch?v=FGjEk3SiXkE


Gestão Urbana 
Prof. Francisco Del Moral HernandezAutor da resenha:
 Willian Kazuhissa Kohra: 720437
Resenha do documentário “Lixo Extraordinário” (“Waste Land”, 2009 direção: Lucy Walker)

                              O documentário “Lixo Extraordinário” retrata um trabalho do artistaplástico Vik Muniz e seu envolvimento com catadores do lixão de JardimGramacho  – RJ. Vik realiza obras de arte com ajuda dos catadores, utilizandoos materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis dostrabalhadores locais, transformando suas vidas. Além da criatividade e belezadas obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem emcondições críticas de pobreza e saneamento, e também no problema ambientalda disposição de resíduos sólidos.
Brasileiro e reconhecido mundialmente, o artista Vik Muniz já foi pobre eviveu em um bairro de classe média baixa em São Paulo. Conseguiu dinheiropor causa de um acidente e foi para os Estados Unidos, assim começou comtrabalhos simples e conseguiu sucesso com suas obras artísticas. É reconhecido por incorporar “ (...) objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas .”
 Vik se interessou pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo emrecebimento diário (2007), com o objetivo de mudar a vida das pessoas atravésda arte derivada de materiais do cotidiano delas. A expectativa do artista antesda visita em relação aos catadores era um tanto preconceituosa, “Devem ser as pessoas mais rudes em que possamos pensar. São viciados...É o fim da linha. Dê uma olhada na geografia da área(...) É pra onde vai tudo que não é bom. Incluindo as pessoas(...)”. Chegando ao aterro Jardim Gramacho, Vik eseu companheiro Fábio são recebidos pelo administrador do aterro. Um dadointeressante fornecido por ele era a retirada de 200 toneladas por dia demateriais recicláveis efetuadas pelos catadores, isso representa a falta decomprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva.
As dimensões do aterro e a quantidade de lixo são enormes. Todoresíduo em putrefação fica exposto e as pessoas dividem espaço comincontáveis urubus. A estrutura irregular na disposição de lixo é notável, a faltade procedimentos de segurança e proteção ambiental é característica de umlixão, diferente de um aterro sanitário que possui impermeabilização contracontaminações, cobertura vegetal e escapes de gás metano. Isso demonstrauma falha no gerenciamento de resíduos de uma grande cidade, que pode sercorrigida com uma boa gestão urbana. Além dessa problemática, as condiçõesde trabalho dos catadores são evidentemente desprezíveis, possuem contatodireto aos diversos resíduos gerados por 70% do Rio de Janeiro, isso incluialtos riscos de contaminação e susceptibilidade a diversos tipos de doenças.
Vik se surpreende com o bom humor dos catadores face à realidadevivida por eles a cada dia. Dois personagens se destacam são: Zumbi, vítimade um acidente no lixão; e Tião, presidente da Associação de Catadores doJardim Gramacho, ambos possuem o hábito da leitura e apresentam caráter deliderança e superação. A história de vida de cada pessoa do aterro impressionapela emoção transmitida nos depoimentos, transformando a falsa impressão deVik antes da visita. Valter, o vice-presidente da Associação salienta dosprejuízos causados pela ausência da coleta seletiva nas residências e noconsumo excedente que aumenta a quantidade de resíduos destinados aoaterro. As filmagens ultrapassam o limite do lixão, mostrando a moradia doscatadores também. Suelem, uma das mulheres escolhidas por Vik, apresentasua casa no Jardim Gramacho. Condições mínimas de saneamento básico sãoausentes nas moradias construídas de madeira, e a higiene e conforto sãoprecários. A combinação entre instalação de um aterro irregular e alto índice depessoas pobres precisando de trabalho levam ao surgimento de comunidadesadjuntas ao lixão, já que a fonte de dinheiro vem da coleta de recicláveis emGramacho. A falta de planejamento e a acelerada ocupação irregular resultamem moradias irregulares e situações miseráveis de sobrevivência.
As imagens para o trabalho artístico foram obtidas por Vik através deuma câmera fotográfica, capturando diferentes perfis dos catadores deGramacho. Em sua oficina ele observa as fotos obtidas no aterro e escolhe aspessoas que vão trabalhar em suas obras. Ao convocá-los para o início dotrabalho, Vik esclarece seu objetivo, e como as fotografias seriamtransformadas em imagens sensacionais, constituídas apenas por resíduos.Durante o período de realização das obras, Tião relata um assalto armadoocorrido na cooperativa, ocasionando uma perda de R$12.000,00. Isso reforçaa ideia da insegurança e perigo nas comunidades mais pobres, e a ausência dapolícia nesses locais.Após trabalhar durante um bom período com os personagens do aterro,os artistas notaram um impacto na mudança de rotina drástica, passando dodia-a-dia no fétido lixão para um novo trabalho relacionado à arte, despertandonovas ambições aos ex-catadores. O reconhecimento profissional de Vikgarantiu uma vaga para uma de suas obras em um leilão de Londres,aumentando as expectativas no bom retorno financeiro e, consequentementesocial, proporcionado pelo tempo dedicado no jardim Gramacho. A decisão delevar uma pessoa simples e humilde para outro ambiente completamentediferente e encantador como Londres, causou questionamento em certomomento do documentário. A mudança drástica de ambiente e os sonhosalmejados pelos personagens de Gramacho poderiam causar constrangimentofuturo a essas pessoas? O artista de maneira otimista tentou visualizar ospontos positivos gerados pela sua interferência na vida deles, ocasionados poruma oportunidade raríssima de aprendizado independentemente da frustaçãofutura que isso pode gerar.O quadro com a imagem de Tião composta apenas por resíduos éfinalmente exposta em uma galeria em Londres, é seu primeiro contato comarte moderna, proporcionando-lhe novos conhecimentos a respeito do assunto.
A obra “Marat, Sebastião: Retratos do Lixo” é arrematada por 28 mil libras,equivalente a R$ 100.00 na época, causando elevada exaltação e emoção aTião e seus companheiros de trabalho. Em seguida todos os envolvidos nasobras são convidados a uma exposição de Vik Muniz, no Museu de ArteModerna do Rio de Janeiro. A desigualdade social é evidente nessas cenas,onde pessoas que nunca tiveram acesso a museus de arte se tornam autoresde obras apreciadas por outras classes sociais. Ao final do documentário, oautor principal visita seus colaboradores, presenteando-os com seus quadros.As reproduçõ
es de “Retratos do Lixo” realizadas por Vik Muniz renderam mais de 250 mil dólares. Como retorno para a Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, foi comprado um caminhão, inaugurado um centro deensino e uma biblioteca com 15 computadores. Todos os catadores envolvidosna exposição mudaram suas vidas, alguns melhoraram suas condições, outrosapenas abandonaram o lixão, mas todos foram influenciados de uma forma oude outra por uma experiência única. Além do benefício financeiro, nota-se oaprendizado não somente dos catadores, mas também de Vik. Após aconvivência com todas essas pessoas, o artista certamente agregou novosvalores a respeito da comunidade do jardim Gramacho.O tema principal abordado pelo documentário foi a relação da arte com avida de pessoas humildes, focando na dificuldade e nas condições de vidatocante do cotidiano delas. Além do enfoque chocante na vida dos catadores,que não deixa de ser importante na sensibilização do telespectador, odocumentário deixa de apresentar realidades em relação ao prejuízo causadoao meio ambiente e na possível solução de problemas de saneamento e saúde das pessoas. A temática “lixo” vai muito além da coleta seletiva e da educação ambiental. Um planejamento urbano é essencial para estruturação dosaneamento básico principalmente em uma cidade em processo deurbanização. A coleta, transporte e disposição adequada de resíduos sólidossão totalmente contrárias ao apresentado no filme, começando pelo acessodireto de pessoas ao maciço de resíduos. Esses detalhes poderiam ser muitomais enfatizados com o objetivo de pressionar as autoridades e conseguirmudanças positivas em Gramacho. Apesar disso, a abordagem geral odocumentário gera resultados positivos na temática socioambiental, traz oassunto da geração excessiva de resíduos e a reciclagem, e também reflete adesigualdade social e condições absurdas de vida causadas pela urbanização.

8 comentários:

  1. muito bom esta resenha eu preciso fazer para escola com as minhas palavras tomara que fique bom assim!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Helen, me ajudou no meu trabalho de artes e acho também o trabalho de Vik Muniz muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua opinião, estou trabalhando o filme com meus alunos!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo resumo , é notório a presença da descrição completa e detalhada de cada elemento constituinte do cenário onde ocorre os fatos , que contribuem para a elaboração do documentário, possuindo como tema a questão sociambiental , a discriminação referente a classe social ocupada na sociedade , a conscientização sobre a coleta adequada do lixo, enfim, assuntos que permeiam no campo político ,econômico e na educação com o intuito de garantir um melhoramento nos aspectos internos e externos dessas áreas.

    ResponderExcluir

Oi!!! Adoraria saber sua opinião...