sexta-feira, 24 de abril de 2015

Governador entrega licenças ambientais para empreendimentos turísticos em Nobres.

Segundo site da SEMA, o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, entregaram nesta sexta-feira (24.04), às 9h, na Escola Estadual Zeferino Dornellis, no distrito de Bom Jardim, município de Nobres (142 km a médio norte da capital), licenças ambientais a empreendimentos turísticos da região. 
Este é o primeiro passo para regulamentar o uso dos recursos naturais de forma sustentável na zona de amortecimento do Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul, que abrange grutas e cavernas de formações calcárias, lagoas de águas azuis cristalinas, com presença de estalactites, estalagmites, que são um patrimônio de grande importância cultural e cênica.
O coordenador de Serviços da Superintendência de infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Sema, Pedro Barreto, explica que o processo de licenciamento se iniciou entre 2005 e 2006, mas, em razão de questões fundiárias, já que a maioria dos empreendimentos está em área de assentamento rural da União, levou mais tempo que o normal para ser finalizado. Tiveram papel decisivo nessa conquista o Ministério Público do Estado e a Prefeitura Municipal de Nobres. "Como não há nenhum impedimento ambiental, nós resolvemos unir esforços para resolver a questão que beneficia inúmeras famílias e promover o desenvolvimento sustentável da região".

O distrito de Bom Jardim é conhecido internacionalmente pelas suas belezas naturais, que compreendem: a cachoeira Serra Azul, o balneário Rio Estivado, o Recanto Ecológico Lagoa Azul, a Lagoa das Araras e Aquário Encantado. Locais onde os turistas, além do turismo de contemplação, têm acesso a várias modalidades do ecoturismo, como boia cross, tirolesa, flutuação, trilhas e banho. A proposta é potencializar desenvolvimento sustentável da região por meio do turismo, a exemplo do que ocorre em Campos de Jordão (SP), Gramado (RS) e Bonito (MS).
Serviço
Evento: Entrega de licenças ambientais a empreendimentos no distrito de Bom Jardim, Nobres.
Data/horário: 24.04 (sexta-feira), às 9h
Local: Escola Estadual Zeferino Dornellis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi!!! Adoraria saber sua opinião...