quinta-feira, 1 de março de 2012

Efeito estufa e aquecimento global


Para melhor entender o fenômeno do Efeito Estufa e o Aquecimento Global é que resolvi escrever este texto, pois, tenho visto muita confusão em volta deste tema.

O Efeito Estufa é um fenômeno natural da Existente na terra, é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante e favorece a proliferação de vida no nosso planeta, uma vez que a Terra seria muito fria e dificultaria a variedade de espécies que temos hoje. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Esta retenção de calor só acontece devido aos gases de efeito estufa como: Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes naturalmente na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra.

O grande problema são as ações antrópicas (ações realizadas pelo homem), que aumentam a emissão destes gases, principalemente o CO2, a níveis muito maiores as existente naturalmente na terra, fazendo com que aumente o calor retido na terra, trazendo como conseqüência o aquecimento global.

O CO2 (dióxido de carbona) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis(Carvão, Petróleo e Gás Natural), a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nos últimos cem anos

Outro ponto é o desmatamento crescente que se tem praticado, uma vez que é nas plantas que o dióxido de carbono, através da fotossíntese é consumido e utilizado pela própria planta, assim, devido ao acúmulo do mesmo, o dióxido de carbono começará a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotes polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta.

Então devemos saber com clareza que Efeito estufa é um fenômeno natural e aquecimento global acontece por ações antrópicas e produzem conseqüências gravíssimas a população e ao meio ambiente, como:

- Mudanças Climáticas,
- Aumento da incidencia de furacões, tornados
- Perda de espécie da fauna e flora,
- Aumento dos níveis dos oceanos, devido ao derretimento de calotas poleres, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi!!! Adoraria saber sua opinião...